quarta-feira, 18 de maio de 2011

A História da Profissão Docente de Isaque Terra


Meu entrevistado foi o professor Isaque Terra da Penha graduado em 2010 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no curso de licenciatura em Matemática. Como a maioria dos jovens professores, ele começou como estagiário em algumas escolas. Iniciou a carreira docente como estagiário do PROALFA,onde lecionou Matemática para a educação para jovens e adultos (EJA) e crianças de baixa renda. Foi professor de apoio da Escola Parque e do curso pré-vestibular Educarte, onde trabalha até hoje. Em seguida, ingressou como professor de apoio no Colégio Sarah Dawsey, atuando em turmas do 6° ao 9° anos do ensino fundamental.

O processo de escolha da profissão a qual ele mais tarde optaria se deu naturalmente. Primeiro ele percebeu que tinha afinidade com a disciplina que leciona, gostava de estudar e aprender Matemática. Depois descobriu que ensinar era uma das melhores formas de por em prática ou transmitir tudo aquilo que ele tinha aprendido. Foi então que ele decidiu seguir a carreira de professor.

Entretanto, quando Isaque já era estagiário, teve muitas dúvidas se realmente deveria ou não prosseguir estudando para ser professor, já que era de seu conhecimento que a profissão não era bem remunerada e as condições de trabalho eram bastante insatisfatórias. Ele relata que neste período de constantes interrogações, ele pôde descobrir, dentro de sala de aula, o importante papel que ele desempenhava na sociedade, e isso o levou a se sentir valorizado como profissional. Descobriu também que as pessoas podem ser valorizadas pelo que elas fazem, ou melhor, pelo modo como elas fazem e não somente pelos altos salários que elas ganham ou pelos cargos de prestígio que elas ocupam. Segundo suas próprias palavras, ´´ Se você faz bem o seu trabalho, se é competente no que se propôs a fazer, cedo ou tarde você vai ser recompensado´´.

Isaque relata que seu processo de escolarização foi completo no sentido de ele ter feito todo o ensino fundamental em uma escola particular e o ensino médio em escola pública. Ele se considera ter sido um excelente aluno procurando sempre cooperar com os professores e tendo responsabilidade com as suas obrigações como estudante, e essa maturidade o levou, mais tarde, a ter um olhar mais observador sobre as escolas em que passou, chegando à conclusão que a qualidade de ensino tanto na instituição privada quanto na pública não tinha grandes diferenças.

O que o marcou na sua vida escolar foi o empenho e a dedicação de alguns professores que mesmo em situações adversas se preocupavam em levar o melhor que eles podiam para a sala de aula. Neste momento da entrevista, Isaque chega a agradecer de maneira emocionada a esses mestres.

Falando um pouco mais sobre seu método de estudo, ele diz que sofre bastante influência das diversas aulas em que teve a oportunidade de assistir de vários outros professores, tanto do ensino básico como da

Graduação, mas ele quis ressaltar que o que ele considera como a parte crucial de seu método está sendo desenvolvido na prática, onde ele pode moldá-lo de acordo com suas características e, assim, conseguindo se desvencilhar aos poucos do modelo de outros mestres.

Quando eu o interroguei sobre o que ele mais se comovia com sua profissão, ele assim respondeu: ´´Não dizem que todo um bom começo tem um bom professor? Então. Eu acredito nisso. Foi assim comigo e acredito que seja assim com muita gente. Ainda vejo o professor como alguém capaz de proporcionar escolhas melhores aos seus educandos, capaz de transformar um futuro destinado ao fracasso em um futuro de sucesso. Isso me comove. Ser professor é uma arte´´. E foi com essas belas palavras que a entrevista chegou ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário